segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bordados da vida




Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, olhava e perguntava o que ela estava fazendo.


Ela respondia que estava bordando.


Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada, e repetia: “Mãe, o que a senhora está fazendo?”


Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos...Eu não entendia nada.


Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava: “Filho, saia um pouco para brincar, e quando terminar meu trabalho eu chamo você e lhe coloco em meu colo. Deixarei que veja o trabalho de minha posição.


Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo: Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outras claras? Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados? Por que estavam tão cheios de nós e pontos? Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto para fazer aquilo?


Um dia, quando eu estava brincando no quintal,ela me chamou. “Filho, venha aqui e sente em meu colo”.


Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer. Lá de baixo parecia tão confuso! E, de cima, eu vi uma paisagem maravilhosa!” Então minha mãe disse:


- “Filho, de baixo para cima parecia confuso e desordenado porque você não viu que na parte de cima havia um belo desenho...


...Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo”.


Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: “Pai, o que estás fazendo?”Ele parece responder: “Estou bordando a sua vida, filho”.


E eu continuo perguntando: “Mas está tudo tão confuso...Pai, tudo está desordenado. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros... Por que não são mais brilhantes?”


O Pai parece dizer: “Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se...confie em mim. Eu farei o meu trabalho. Um dia, colocarei você em meu colo, e então vai ver o plano da sua vida da minha posição”.


As vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo.


É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está bordando.


Confie plenamente.


Que Deus faça de sua vida um lindo “bordado”!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Amar???


Bom, inicialmente pensei em postar em meu Blog pessoal este texto, mas enfim... o que pode ter mais a ver com os ensinamentos de Cristo do que o amor??


Hoje é muito você ouvir alguém dizendo que ama outro alguém... seja aos pais, namorados, amigos, desconhecidos... enfim... virou algo cada vez mais banal... bom... daí surgem duas pontas... na primeira ficam aqueles que defendem que o amor é algo fora do comum e que só amamos poucas pessoas em nossa vida, e que é errado banalizar tal expressão (eu te amo) e a segunda... dessa quero falar um pouco mais...

Amar não é apenas quando se encontra seu ser perfeito... amar é querer estar junto mesmo com todos os defeitos... amar é saber que quando aquela pessoa te magoar você não pensará duas vezes antes de perdoá-la, amar é saber que você pode contar com aquele amigo mesmo nos piores momentos... amar é ter amigos verdadeiros e não ter vergonha de dizer “eu te amo” para eles... amar é saber que mesmo ele tendo pouco ele sempre vai te oferecer um pedaço... amar é compartilhar idéias é fazer planos... amar é estar sempre presente, mesmo quando muito longe, amar é dedicar-se... entregar-se de corpo e alma, amar é respeitar as diferenças e usá-las a favor de qualquer relação... amar é viver o momento, mas sem nunca esquecer dos aprendizados vividos... amor é um sentimento que muitas vezes transpõe o abstrato rumo ao concreto... amar é o segundo passo de uma amizade!! Amar não é ter que ter sempre certeza(JQ)...Amar é saber esperar e confiar, amar é acreditar, é ter fé!! O amor é sem dúvida um dos maiores presentes deixado por aquele que te faz ter fé, amar é algo tão diferente que é muito, mas muito mais comum do que você imagina. Nunca perca a oportunidade de dizer a alguém que você o ama e o quanto ele é importante para você... não só porque este pode ser o ultimo momento que você o veja, mas talvez por ser justamente aquilo que ele precisava ouvir!!!

Poderia terminar dizendo algumas palavras bem bonitas... mas vou ficar com estas duas citações, a primeira do autor que fez muita gente enxergar o amor através do cativante livro O Pequeno Príncipe "O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem"
Antoine de Saint-Exupéry, já a segunda, é de um cidadão que dispensa apresentações... "Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval" - Vinícius de Moraes!

Viva... ame!
Meu "eu te amo" especial para minha namorada e para meus amigos Alfas!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DEZ COISAS QUE OS CATEQUISTAS DEVEM SABER ANTES DE COMEÇAR NA CATEQUESE

Conforme prometido segue abaixo texto utilizado na primeira reunião de formação de catequistas para a caminhada 2011/2012!

1ª – Você está sendo convidado para uma missão e não para uma simples tarefa que qualquer um executa. Encare a catequese como algo sério, comprometedor, útil. Suas palavras e suas ações como catequista terão efeito multiplicador se forem realizadas com ânimo e compromisso;

2ª – Sorria ao encontrar seus catequizandos. Um catequista precisa sorrir mesmo quando tudo parece desabar. Execute sua tarefa com alegria e não encare os encontros de catequese como um fardo e ser carregado;

3ª – Se no primeiro contratempo que aparecer você desistir, é melhor nem começar. A catequese, assim como qualquer outra atividade, apresenta situações difíceis. Mas que graça teria a missão de um catequista se tudo fosse muito fácil? Seja insistente e que sua teimosia lhe permita continuar nesta missão e não abandonar o barco na primeira situação adversa;

4ª – Torne os pais de seus catequizandos aliados e não inimigos. Existem muitos pais que não querem nada com nada na catequese. Mas procure centrar o seu foco naqueles que estão empolgados, interessados e são participantes ativos. Não fiquei apenas reclamando as ausências. Vibre com as presenças daqueles que são compromissados com a catequese e interessados pela vida religiosa de seus filhos;

5ª – Lembre-se sempre que você é um catequista da Igreja Católica. Por isso você precisa defender as doutrinas e os ensinamentos católicos. Alguns catequistas que se aventuram da tarefa da catequese, as vezes, por falta de preparo, acabam fazendo, nos encontros, um papel contrário aquilo que a Igreja prega sobre diversos assuntos. Isso é incoerência das maiores;

6ª – Não esqueça da sua vida pessoal. Por ser catequista, a visibilidade é maior. Então cuide muito dos seus atos fora da Igreja. Não precisa ser um crente, mas é preciso falar uma coisa e agir da mesma forma. A incoerência nas ações de qualquer cristão, passa a ser um tiro no pé;

7ª – Saiba que você faz parte de um grupo de catequistas e não é um ser isolado no mundo. Por isso, se esforce para participar das reuniões propostas pela equipe da sua catequese. Procure se atualizar dos assuntos discutidos e analisados nestas reuniões. Esta visão comunitária é essencial na catequese. Catequista que aceita a mudar catequese e acha que o seu trabalho é apenas com os encontros, está fora de uma realidade de vivência em grupo;

8ª – Freqüente a missa. Falamos tanto nisso nos encontros, reuniões e retiros de catequese e cobramos que os jovens e os pais não freqüentam as celebrações no final de semana. O pior é que muitos catequistas também não vão à missa. Como exigir alguma coisa se não damos o exemplo?

9ª – Seja receptivo com todos, acolhedor, interessado. Mas isso não significa ser flexível demais. Tenha regras de conduta, acompanhe a freqüência de cada um de seus jovens, deixe claro que você possui comando. Fale alto, tenha postura corporal nos encontros, chegue no horário marcado, avise com antecedência quando precisar se ausentar, mantenha contato com os pais pelo menos uma vez por mês. Você é o catequista e, através de você, o reino de Deus está sendo divulgado. Por isso, você precisa não apenas “aparentar”, mas ser catequista por inteiro;

10ª – Seja humilde para aprender. Troque idéias com os seus colegas catequistas. Peça ajuda se for necessário. Ouça as sugestões e nunca pense que você é o melhor catequista do mundo. Não privilegie ninguém e trate todos com igualdade. Somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. É Ele quem opera quem nos conduz e, através de nós, evangeliza. Seja simples, humilde e ao mesmo tempo forte e guerreiro para desempenhar a sua missão.

Formação - 1º dia!

E começamos de fato a nossa formação, catequistas não mais novos ou antigos mas somente catequistas... e creio que não poderia ter começado melhor do que com a presença de Pe. Marcio Henrique, dando as boas vindas a todos e falando um pouco sobre a missão de sermos catequistas e sobre a importância desta missão. Muito legal a parte em que ele falou sobre a dedicação necessária para ser um catequista, não adianta ser só em palavras se não é em atitudes, seja parte importante do seu grupo e da vida daqueles que o cercam!!

O encontro seguiu com os 10 mandamentos do bom catequista, os quais você poderá acessar em breve aqui no Blog, ele falar um pouco sobre como devemos nos portar, o que podemos esperar e sobre a importância de estarmos sempre preparados nos encontros.

O vídeo seguinte, o qual você já encontra em nosso blog clicando aqui, reforçou ainda mais a importância deste sacramento e a importância de nos dedicarmos a eles!

Foi um bom começo para esta formação que promete melhorar cada vez mais. Não podemos deixar aqui de lembrar os momentos de louvores feitos pela nossa bandinha, que está ensaiando muito e vem melhorando cada vez mais (e agora com os novos membros!!!).

Abraço a todos e a Paz de Cristo!

Vídeo sobre formação de Catequistas



Vídeo apresentado ontem na formação dos catequistas crismais da paróquia da Catedral de Campina Grande-PB.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Semente da Vida

"Naquele tempo, havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Agora sinto-me angustiado. E que direi? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”
A multidão que lá estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. Jesus respondeu e disse: “Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”.
Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer."

(Jo 12,20-33)


Com essa comparação Jesus quer dizer que Ele é o trigo. Ele é a Semente que deve morrer para poder ressuscitar, germinar, florir e produzir o fruto da salvação da humanidade.
Prova de amor maior que essa existe? A Semente que nos produziu... Seus frutos! Seus filhos!
Vale lembrar que essa Semente existe dentro de cada um de nós. Afinal, o nosso corpo é Templo do Espírito Santo. Cabe a nós semeá-la...
Ainda há tempo de mudar... E essa mudança é dentro de cada um de nós.

Formação de catequistas




                       Formação dos Catequistas de Crisma
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral 



Programação da Formação


22/02 (19:30) – Formação dos catequistas: “Apresentação da Pastoral”.
01/03 (19:30) – Formação dos catequistas: “O papel do catequista”.
11/03 (19:30) – Inscrições para Crisma Jovem e Adulta.
12/03 (19:30) – Inscrições para Crisma Jovem e Adulta.
15/03 (19:30) – Formação dos catequistas: “Vivencia de grupo”.
22/03 (19:30) – Formação dos catequistas:  “Viver pra mim é Cristo” 2Ti 4, 6-8.
27/03 (08:00) – Encontrão dos catequistas (Mariama)





CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e
alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser a criança, o adulto, o
velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.
Cida Amoroso

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Voltando...

Dezembro passou... celebramos o Natal... mudamos de ano e agora estamos oficialmente de volta...

E este ano vou tentar manter a minha coluna sempre atualizada com assuntos que eu ache conveniente colocar aqui!! Lembrando que muitas vezes o que você encontra nesta parte do nosso querido Blog(minha coluna) nem sempre pode ser compatível com sua opinião ou sei lah... muitas vezes me deixo levar pelo lado pessoal e acabo escrevendo coisas das quais nem todos gostam de ler... enfim... as vezes critico mesmo!!!

Ontem a noite tivemos o retorno oficial das nossas reunião de Catequistas as terças feiras, reuniões estas que agora são ainda mais oficiais e fixas!! Mas enfim, vou falar um pouco sobre ontem...

A reunião começou como sempre com uma oração inicial e passamos para a reflexão em pequenos grupos de um texto intitulado: “Eu sou de quem me conquistar”(Disponível aqui no BLOG clicando aqui)!!

O texto muito bem escrito trata-se de um tapa na cara de nos catequistas, não só dos ruins, mais dos bons também!!

A reflexão do texto viajou muito e debatemos diversos temas interessantes, mas vejo que todos eles giravam em torno de 2 temas principais:

O Compromisso: Não adianta apenas eu dizer que quero ser catequista, eu preciso me comprometer com a causa, nossa pastoral é uma pastoral de formação, e é em muitos casos a porta de entrada de muitos jovens em nossa igreja(meu caso), e ser catequista é disponibilizar tempo para isto, para as reuniões as terças, para os encontros aos domingos e para se preparar para tudo isto!! Não adianta estar fisicamente presente se a preparação não foi feita e você não saber o que falar e muitas vezes não sabe nem o tema do encontro!

O Exemplo: Ser exemplo, algo muito importante e muito esquecido... aquela historia de “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” não serve muito não... não adianta pregar a palavra de Cristo sem segui-la, e um ponto muito importante debatido na nossa reunião foi que não devemos ser exemplo apenas aos olhares de nossos crismandos... mas sim em toda a nossa vida!!

Lembrando que como eu disse minha opinião aqui experessa nem sempre é senso comum com os demais catequistas ou mesmo com os demais membros da Família Tudo Junto e Misturado... mas neste caso ontem foi posto em debate pelo catequista e membro da Familia TJM Wesley Michel o fato de que seria interessante que os catequistas novos já acompanhassem este inicio de formação no qual estamos avaliando a caminhada passada, situação esta que também julgo ser muito importante para os novos catequistas, e também concordo totalmente com o fim do uso dos termos novos e velhos catequistas!!
Fica ai a dica para aqueles que atualmente são responsaveis pela nossa formação!!
 
Abraço a todos e a Paz de Cristo!!
















Formação de Catequistas

Saiu o calendario da formação de catequistas!!

Você que já é catequista apareça e avise seus antigos crismandos sobre a data de inscrição!!

01/02 - Avaliação interna com os catequistas veteranos
08/02 - Avaliação interna com os catequistas veteranos
15/02 - Inscrição para novos catequistas
22/02 - Formação para catequistas
01/03 - Formação para catequistas
15/03 - Formação para catequistas
22/03 - Formação para catequistas


Também foi confirmada a data para inscrição de crismandos: 12/03!!

“Eu sou de quem me conquistar”

Carta de um catequizando

“Eu tenho 12 anos, mas já tenho condições de pensar e me expressar. O recado que eu deixo aqui, é direto para você, meu catequista. Não lhe conheço bem, mas sinto pelo seu jeito, que posso em ti confiar. Por isso o meu recado vem recheado de boas intenções, mas, como é próprio de qualquer jovem adolescente da minha idade, também tem um pouco de ameaça. Sou um adolescente imprevisível. Alguns me chamam até de “aborrescente”. Sei que você vai entender, leia com atenção este meu pedido. Não estou bem, ando meio confuso. Dizem que é normal acontecer isso na minha idade. Todos parecem saber de tudo que acontece na cabeça de alguém que tem 11, 12, 13 anos. Mas, ao mesmo tempo em que dão palpites e conselhos, também parecem não saber quase nada. Ninguém me ajuda e poucos me apóiam. Por isso, sei que posso confiar em ti, meu catequista, de quem nem ao mesmo sei o nome. Este recado que te deixo pode servir para muito outros jovens da minha idade e para muitos catequistas da sua idade. É um alerta que eu faço. Embora eu tenha pouca idade, leio bastante, domino a internet e quando quero, escrevo bastante.

Será que você pode me ajudar?

Talvez não acredites muito em mim por tudo que falam a respeito dos que possuem a minha idade. Mas quero ser direto, sem rodeios, para começo de conversa. Pesquisando num site sobre a juventude de hoje, achei esta frase de São João Calábria e ela me serviu de inspiração para te enviar esta carta: “eu sou de quem me conquistar”. Forte é frase, não é? Então, siga lendo o que te escrevo abaixo.

Se não me deres atenção, um pouco de carinho ou até mesmo um sorriso quando eu chegar, posso ser conquistado pela desobediência e de ti não gostar.

Eu sou de quem me conquistar. Se não me ensinas a importância da oração e não rezas comigo, como saberei rezar? Se me dizes que Deus é vingativo, assustador e perverso, como poderei gostar?

Eu sou de quem me conquistar.

Se não me ensinas o respeito, se não me dás atenção e comigo não dialogas, se não te interessas pela minha vida, posso ser conquistado a qualquer momento pelo desamor, pela inconstância e pelo mundo. É desses sentimentos que vou me aproximar.

Eu sou de quem me conquistar.

Se não tiveres paciência com a minha inconstância, não serei do caminho que você está querendo me indicar. Teimosamente seguirei um caminho oposto, pois é da minha índole ser assim. Sou jovem, muito jovem, adoro contrariar.

Eu sou de quem me conquistar.

Se te apresentas como meu catequista e não colocas em teus atos a alegria e se não sinto em você vontade, ânimo e crença naquilo que fazes, não direi sim ao teu convite e como poderei, em ti confiar?

Eu sou de quem me conquistar.

Se te negas e me apresentar um Deus atraente, alegre, justo, ético, continuarei tentado a outros convites aceitar. Se não insistes comigo, as drogas, as bebidas, o cigarro, a violência, o sexo fácil, a indiferença e o consumismo irão insistir. Se não me conquistas, serei, por certo, mais um a aumentar as estatísticas dos que se dizem “sem religião” .

Se reclamas de mim e te recusas a enfrentar os desafios que se apresentam para esta conquista, agirei de forma a te afrontar. E se não fores forte, resistente e confiante da tua missão, também tu desanimarás.

E sou de quem me conquistar. Conquiste-me. Pare de reclamar. Aprofunde seus conhecimentos, busque ajuda ao ajoelhar. Eu rezo pouco, mas vivo ouvindo de muitos adultos, assim como você, meu catequista, o quanto é importante rezar. Mas pelo menos tente, queira me conquistar. Você lida com pessoas, não tem como fugir disso. Por isso, tente, insista, prossiga nos seus desejos de conquista. Cause em mim uma boa impressão e lembre-se, não te darei uma segunda chance de me causar uma primeira boa impressão.