terça-feira, 29 de junho de 2010


Imagine que é uma típica tarde de sexta - feira e você está dirigindo em direção à sua casa.Você sintoniza o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância.

Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida. Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia.de Doenças dos EUA .

Começa o pânico na Europa. As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem.

De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus.

Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.

Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo? De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz:

Pai? Esse é meu nome!

E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita:

"Esperem!"

E eles respondem:

"Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro.

Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto."

Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo.

E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana.-"Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho."

Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta:

"Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?"

O sorriso do médico desaparece e ele responde:

- "Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados...Precisamos de todo o sangue de seu filho..."Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar:"Mas...mas..."

O médico insiste:

-"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!"

Você, então, pergunta:-"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão?"E vem a resposta:"Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!” Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina.

Perguntam-lhe: -"Quer ver seu filho agora?"

Ele caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu filho, que está sentado na cama, e ele diz: -"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"

O pai segura na mão dele e fala: -"Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?” O médico regressa e diz:-"Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?"

Nisso, seu filho pergunta: -"Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"

E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV.

E outras veêm, mas como se realmente não estivessem se importando. Aí você tem vontade de parar e gritar:

- MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?

Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:

-MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO?

É curioso como é simples para algumas pessoas debocharem de Deus, e dizer que não entendem como o mundo caminha de mal para pior. É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus. É curioso como todos querem ir para o Céu, mas nada fazem para merecê-lo. É curioso como as pessoas dizem: "Eu creio em Deus!", mas com suas ações, mostram totalmente o contrário.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nossos jovens santos


A caminhada da Crisma está chegando na reta final e sempre me faço as mesmas perguntas:
"Pra onde irão os nossos crismandos?"

"Serão nossos companheiros na próxima caminhada?"

"Será que se engajarão em outras pastorais?"



Daí, vasculhando os arquivos do blog, encontrei o texto de João Paulo II, o qual não me canso de ler e que deve ser conhecido da grande maioria: Precisamos de santos.

E assim como não canso de ler, não canso de lembrar: Precisamos de Santos.
Precisamos de santos o tempo inteiro, santos modernos, alegres, participativos, capazes de mostrar para todo mundo uma igreja que se renova a cada dia. Se renova no sorriso, no companheirismo, no olhar e na dedicação de cada um dos nossos jovens santos. Santos que usam jeans, que estão nas festas, nas faculdades, nas escolas, na verdade não importa onde estejam, nossos santos são sempre os mesmos, nunca se disfarçam ou se escondem, são santos repletos dos mais belos sentimentos, santos que insistem em compartilhar tudo o que há de melhor com um mundo que talvez não seja tão bom, mas que buscamos sempre melhorar.

Espero que eles sejam os nossos santos de calças jeans !

domingo, 20 de junho de 2010

Música e Oração

Música... O que é música? Junção de ritmo, melodia e tom. Formando desta maneira alguma informação que queria ser transmitida. Bem, foi isso q coloquei na minha prova teórica de violão. Se estar certo ou errado eu não sei. Acho que cada um tem seu entendimento sobre música e escuta das mais variadas maneiras. Mas não é bem sobre isso que desejo falar. É sobre o poder que a música tem sobre você. Comigo muitas vezes a música levanta meu astral e faz que eu sinta meus problemas longe de mim ou recarrega minhas baterias para ter força de superá-los. Acho que muitas músicas servem como orações, fazem você refletir e acalmar o coração. Estamos num momento de muita festividade em nossa cidade e algumas vezes escutamos músicas que não acrescentam nada em nossas vidas. Existem tantas bandas católicas com músicas lindas e muitas vezes deixamos de conhecer-lás apenas por puro preconceito. Certa vez escutei de Pe. Marcelo: “Quem canta uma música ora 2 vezes”, então que possamos ora essas 2 vezes. Aproveito então pra deixar uma dica de uma banda que tenho ouvido bastante estes dias e uma música tenho que escuto cada dia que vou trabalhar ou estudar como uma oração. A música é Logo Após o Temporal por Rosa de Saron.


sábado, 19 de junho de 2010

Quem não se comunica se trumbica!!



Outrora vista como inimiga, hoje a comunicação é uma das grandes aliadas das igrejas pelo mundo a fora, claro que uma sabem usa-lá melhor do que outras, mas todas que optaram por utilizar este meio realmente encontraram resultado positivo. Mas deixa eu explicar o porque do comentário acima...
Acho que todos aqui bem sabem que meu xodó é a Pastoral da Crisma, por inúmeros motivos que nem vou começar a citar aqui(cenas de um próximo post quem sabe...) mas de um tempo para cá apesar da pastoral da Crisma e de todos os eventos que eu sempre tento trabalhar, fiquei com vontade de tentar fazer mais... pelo menos um pouco mais. E eis que surgiu aqui mesmo dentro da equipe do Blog um comentário sobre a PASCOM(Pastoral da Comunicação) e bem... achei que ela meio que combina comigo, então decidi arriscar. Além de ser uma pastoral voltada para a comunicação, algo que muito me atrai, o respeito da mesma para com os eventos da crisma(não atrapalhando de maneira alguma a mesma) é algo que agrada até Tio Delmo.
Enfim espero que possa dar minha contribuição a PASCOM, mas claro sem deixar em momento algum de lado a nossa boa e querida Crisma.
Boa sorte para mim e para os outros dois blogueiros(Thi e Bigdog) que se engajaram nessa nova missão.
Abraço a todos e a Paz de Cristo!

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” (Martin Luther King)

Obs: e se você acha que pode fazer um pouco mais pela nossa igreja,
Clique aqui para conhecer um pouco melhor sobre algumas pastorais da nossa igreja.

Aulas da Escola de Fé e Política da Diocese de CG começam neste sábado, dia 19

Primeiro módulo será sobre “Conceitos de Fé e Política e Educação Popular”

Com mais de 40 inscritos, começa neste sábado, dia 19, o primeiro módulo da Escola de Fé e Política “Dom Manuel Pereira” da Diocese de Campina Grande. As aulas serão ministradas das 8h às 17h no Salão “Dom Oscar Romero” da Paróquia do Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, situado na Rua Gonçalves Dias, bairro do Monte Castelo, em Campina Grande. O curso terá a duração de seis meses.

O primeiro módulo que traz o tema “Conceitos de Fé e Política e Educação Popular” será ministrado pelo filósofo José Luiz Sepúlveda. “As aulas da Escola serão realizadas todo terceiro sábado de cada mês e cada módulo será ministrado em dois sábados, portanto, em dois meses”, ressaltou um dos coordenadores da escola, Roberto Jefferson Normando.

Para ele a iniciativa é um sonho realizado. “Nossa perspectiva é ter um centro de pensamento crítico e de formação que pense a ação política à luz da fé, com o auxílio das ciências sociais, da filosofia, sempre embasada pela visão cristológica”, destacou.

O interessado em ainda se inscrever na Escola de Fé e Política deve procurar o local das aulas neste sábado. A inscrição custa R$ 20 e as mensalidades R$ 10.
Confira abaixo as datas e os conteúdos de cada módulo:
19 de junho e 17 de julho – 1º Módulo: Conceitos de Fé e Política, Educação Popular.

21 de Agosto e 18 de Setembro – 2º Módulo: O que é política? Conceitos e aplicações; Que Brasil temos e que Brasil queremos. (Projetos de Nação em disputa, políticas públicas, conselhos, partidos políticos, movimentos sociais, ONGs, Assembléia Popular).

16 de Outubro e 20 de Novembro – 3º Módulo: Como fazer análise de conjuntura, qual o rosto sócio-político e eclesial de nossa Diocese (Campina Grande e região)? Leitura crítica da economia, mídia e cultura.

18 de Dezembro - 4º Módulo: Ecumenismo; o Reino e a Política; Avaliação e Confraternização.

Fonte: Pastoral da Comunicação - Diocese de Campina Grande

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lucas 9


1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
3 E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.
4 E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis.
5 E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.
6 E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.
7 E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido;
8 E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado.
9 E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo.
10 E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida.
11 E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.
12 E já o dia começava a declinar; então, chegando-se a ele os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias em redor, se agasalhem, e achem que comer; porque aqui estamos em lugar deserto.
13 Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram: Não temos senão cinco pães e dois peixes, salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo.
14 Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse, então, aos seus discípulos: Fazei-os assentar, em ranchos de cinqüenta em cinqüenta.
15 E assim o fizeram, fazendo-os assentar a todos.
16 E, tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão.
17 E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram, do que lhes sobejou, doze alcofas de pedaços.
18 E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou?
19 E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou.
20 E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.
21 E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso,
22 Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.
23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
25 Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.
27 E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.
28 ¶ E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
29 E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
30 E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
31 Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
32 E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
33 E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
34 E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
35 E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
36 E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
37 E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão;
38 E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho.
39 Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.
40 E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
41 E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho.
42 E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.
43 E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos:
44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.
45 Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.
46 E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior.
47 Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si,
48 E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande.
49 E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.
50 E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.
51 E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
52 E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,
53 Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.
54 E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
55 Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
56 Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.
57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Círio de São João

Segue abaixo programação completa do Círio de São João!


Fonte: Pascom Catedral

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diocese de CG inaugura ‘Recanto dos Santos Juninos’ no Parque do Povo


A Diocese de Campina Grande inaugurou nesta sexta-feira, dia 11, no Parque do Povo, o Recanto dos Santos Juninos. O espaço que está localizado na antiga Rua da Imprensa tem o objetivo de propagar a história de Antônio, João, Pedro e Paulo, os santos mais populares do Nordeste brasileiro e que são celebrados nos festejos do mês de junho.

De acordo com o Bispo diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha, é preciso reconhecer a relação entre o sagrado e o profano nas festas juninas. “O que percebemos é que as festas de São João precisam promover a dimensão religiosa dos eventos e isso queremos estimular no São João de Campina Grande”, destacou.

O Recanto dos Santos Juninos tirará dúvidas sobre os santos. “Os visitantes terão a oportunidade de serem instruídos sobre a história dos santos, a exemplo da diferença entre São João Batista e São João Evangelista ou ainda a importância de valorizar a história de São João Batista adulto, que foi o profeta e precursor de Jesus Cristo, e não apenas o São João do Carneirinho, criança”, destacou.

Até o final da edição do Maior São João do Mundo de 2010, o espaço funcionará de quarta-feira a domingo, das 20h às 23h, podendo o horário ser estendido nos finais de semana e nos dias dos Santos.

Santo Antônio é celebrado no dia 13 de junho; São João Batista, dia 24; e São Pedro e São Paulo, dia 29.

II Encontro de Formação da Pastoral Catequética

O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e o Pe. José Carlos Serafim, da Equipe Arquidiocesana de Catequese, comunicam a realização do II Encontro de Formação da Pastoral Catequética da Arquidiocese da Paraíba, nos dias 16, 17 e 18 de julho, com os assessores Pe. Antônio Francisco Lelo e Abadias Aparecida Pereira.

O objetivo do encontro é “dar continuidade às ações que favoreçam o crescimento espiritual do catequista e o habilite para exercer com zelo e eficácia este seu grande ministério”. Serão discutidos os seguintes temas: “Formação Catequética - Iniciação Cristã”; “Metodologia e Didática para o Processo Catecumenal: como fazer?”; e “Plano de Formação Permanente do Catequista”.

Programação

Dia: 16 de julho (sexta-feira):

Das 8h30 às 12h: Encontro do Clero com Pe. Lelo, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição.

Das 14h às 20h: II Encontro de Formação da Pastoral Catequética, na FUNAD (Rua Orestes Lisboa, s/n. Conjunto Pedro Gondim (ao lado da Justiça Federal), em João Pessoa.


Dia: 17 de julho (sábado):

Das 8h às 20h: continuação do II Encontro de Formação da Pastoral Catequética.

Dia: 18 de julho (domingo):

Das 8h às 12h: término do II Encontro de Formação da Pastoral Catequética.

O encontro é destinado aos catequistas que atuam na Pastoral da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). Há um limite de 3 pessoas por Paróquia. As inscrições terminam no dia 5 de julho e devem ser feitas no Centro Pastoral Mosteiro de São Bento (em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora nas Neves).


Valor do investimento: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para as Regiões: Centro, Praia Norte, Praia Sul, Conjuntos e Urbana Sul e R$ 20,00 (vinte reais) para as Regiões: Litoral, Agreste, Várzea e Vale do Mamanguape.

Mais informações: Pe. José Carlos (3247-5850 / 9982-5850), Terezinha (9918-9355) ou Bernadete (8738-1967 / 3213-0630). E-mail: bernadetesmedeiros@hotmail.com

De: Eisenhower Almeida de Albuquerque (assessor de imprensa).

E-mail: piriba@ibest.com.br

Fonte:Pascom da Arquidiocese da Paraíba

7 modos de enfrentar as dificuldades da vida


1 -
Tenha a convicção de que Deus está no controle de tudo;

2- Não tenha medo de situações novas;

3 - Tire proveito das dificuldades;

4 - Não escute palavras de desânimo e dúvida;

5 - Lembre-se de que você próprio é uma solução;

6 - Esteja se fortalecendo interiormente cada manhã;

7 - Agradeça a Deus pela oportunidade de lutar e vencer.


"A NOSSA VISÃO DA VIDA DETERMINARÁ O NOSSO SUCESSO OU FRACASSO.

SEJA ENTÃO UM DOS QUE ACREDITAM, SE ESFORÇAM E VENCEM.

"DEUS GOSTA DOS QUE NÃO RECUAM."

Especial - Santos Juninos

Em Junho, o Blog da Crisma trás um texto especial sobre os três santos mais famosos do mês. 
 
SANTO ANTÔNIO 
Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal) em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Acredita-se que fosse descendente de família nobre, oriunda da França, que no tempo das Cruzadas teria prestado grandes serviços a Afonso VI de Castilha contra os mouros ou tomado parte ativa na reconquista de Lisboa, em poder dos maometanos.
Após breve período como religioso da Ordem dos Cônegos de Santo Agostinho, ingressou, em Coimbra, para a Ordem Franciscana, que o conquistou pelo seu ideal missionário. Ao mudar de Ordem Religiosa mudou também de nome, passando a se chamar Antônio.
Uma vez descoberta sua grande queda pela oratória e sua aptidão para o ensino, São Francisco de Assis, em pessoa, vendo a necessidade de proporcionar aos futuros missionários uma instrução que os colocasse à altura do ministério sagrado, nomeou Antônio para a tarefa. Há que se observar que sua ida para a Itália e sua convivência com São Francisco foram motivadas por causas que seria longo elencar.
O importante é que o Fundador dos Franciscanos, São Francisco, viu em Antônio a pessoa idônea e capaz para o papel de Mestre, nomeando-o “Lector” de Teologia.
Além de excelente pregador, eloqüente e arrebatador, foi também ótimo professor e mestre de Teologia.
O santo tinha sido brindado por Deus com o dom da bilocação. Defendeu, como excelente advogado, seu pai, injustamente condenado à morte, por enforcamento. Em outras ocasiões de sua vida, transportou-se de um lugar para outro, sendo visto contemporaneamente nos dois lugares.
Em Portugal, sua terra natal, e em outros países de língua portuguesa, a devoção ao santo atingiu tal intensidade que era invocado mormente em ocasiões de batalhas e guerras. Com isso, mereceu ser promovido a soldado, intervindo em 1595, e a Capitão internido da Fortaleza da Barra (Salvador-Bahia) pelo governador da época D. Rodrigo da Costa, em 16 de julho de 1705. Dom João V, em carta régia de 7 de abril de 1707, confirma a promoção a capitão internido.
Mais tarde, o príncipe regente, Dom João, futuro rei Dom João VI, por decreto de 13 de setembro de 1810 e carta patente de 4 de fevereiro de 1811 promove o santo ao posto de Sargento-mór, por atribuir à intercessão do santo a proteção celeste recebida, abençoando seus esforços para “salvar a Monarchia da grande e difícil crise” a que esteve exposta, durante as invasões francesas em Portugal.
Finalmente, aos 25 de dezembro de 1814, Dom João, ainda Príncipe Regente, assinou no Palácio da Real Fazenda de Santa Cruz (Rio de Janeiro) um decreto promovendo o Sargento-mór Santo Antônio ao posto de Tenente-Coronel de Infantaria.
Em 22 de outubro de 1816 é expedida a carta patente da promoção do Santo a tenente-coronel já assinada pelo Rei Dom João VI. Ei-la:
“Dom João por graça de Deos Rei do Reino Unido de Portugal e do Brazil, e Algarves d’aquem e d’alem Mar, em Africa Senhor de Guiné e da Conquista, Navegação, Commercio d’Ethiópia, Arabia, Persia e de Índia etc. “Faço Saber aos que esta Minha Carta Patente virem: Que tendo por Decreto de treze de setembro de mil oitocentos e dez concedido a patente de Sargento Mór ao Glorioso Santo António, que se venera na Cidade da Bahia, e a quem o Povo da mesma Cidade Consagra a mais viva Devoção: Sou ora servido elevá-lo ao Posto de Tenente Coronel de Infantaria, cujo soldo lhe será pago na mesma forma que até aqui o tem sido da anterior. Pelo Que mando ao Conde dos Arcos, Governador e Capitão General da dita Capitania, que assim o tenha entendido, e o soldo se lhe assentará nos Livros a que pertencer para lhe ser pago aos seus tempos devidos. Em firmeza do que lhe mandei passar a presente por mim Assignada e Sellada com o Sello Grande de Minhas Armas. Dada na Cidade do Rio de Janeiro aos vinte e dois dias do mez de Outubro do Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e dezasseis, (a) - El Rey João R.”.
Santo Antônio faleceu em Arcella, nos arredores de Pádua - Itália - numa sexta-feira, dia 13 de junho de 1231.
Sua festa é celebrada aos 13 de junho, data de sua morte.
 
SÃO JOÃO

É dele o papel de destaque no ciclo de festas em junho. Inclusive é em homenagem a São João que se chamam “joaninas” as celebrações realizadas no período. Ele está relacionado com o fogo lendário das fogueiras e sua adoração era tradicional na Península Ibérica, que foi trazida ao Brasil pelos jesuítas.
Primo de Jesus, nascido em 24 de junho, alguns meses antes de Jesus, São João Batista é filho de Isabel, prima de Maria, que anunciou a vinda do Messias e foi chamado de precursor do povo judeu.
Fogueira: Segundo a lenda, Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada, à distância, no deserto da Judéia, onde viviam. Santa Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João.
Pregador e batista: Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão. Ficou conhecido pela prática de purificação através da imersão na água, o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Cristo nas águas desse rio, tornando-se, por isso, uma tradição no cristianismo.
Morte de São João: São João foi preso a mando do Rei Herodes e levado para uma fortaleza onde foi mantido por dez meses até sua morte. Sua prisão é atribuída à liderança de uma revolução, porém sabe-se que a veemência de sua pregação incomodava os poderosos. Atendendo ao pedido de sua enteada Salomé, o monarca mandou degolá-lo e a sua cabeça foi lhe entregue numa bandeja de prata. Depois, foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes. Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus. Onze séculos depois, na Idade Média, o santo se tornou popular quando os cavaleiros hospitalários e templários – guerreiros cristãos que defendiam Jerusalém dos muçulmanos – o adotaram como patrono.
SÃO PEDRO
(Século I a.C., Betsaida, Galileia – cerca de 67 d. C., Roma) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica foi crucificado de cabeça para baixo para não trair o seu amigo. Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha, que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado. A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha. Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa. Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca (agora destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém à primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana". São Pedro é segundo as crenças populares o guardião das chaves do céu. Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador.  
É comemorado no dia 29 de junho.
 



Fórum discute divulgação da bíblia pelos meios de comunicação

O Museu da Bíblia, em Barueri, interior de São Paulo, foi sede do 6º Fórum de Ciências Bíblicas, com o tema “A Biblia e a Comunicação”. Organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento aconteceu na semana passada, dias 10 e 11, reuniu mais de cem pessoas de várias igrejas cristãs.

Convidada a participar do Fórum, a assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, apresentou, no painel Bíblia e Comunicação, os trabalhos da Comissão na área de Bíblia que são feitos pela Comissão.

“Foi importante perceber que todos buscamos um mesmo objetivo: fazer com que a Palavra de Deus seja conhecida, amada e vivida pelo povo”, disse a assessora. “Comum também foi perceber a preocupação com o contexto, tanto do momento que gerou o texto bíblico quanto o contexto de quem hoje lê, estuda e reza o texto”, acrescentou.

Já a professora de Ciências da Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo, Magali do Nascimento, disse que a bíblia vai além comunicação entre Deus e os homens. “Mais do que a tradicional compreensão de que a Bíblia é a comunicação entre Deus e os seres humanos, podemos entendê-la como resultado da capacidade e do desejo dos seres humanos, na sua relação com Deus, de tornarem comum esta comunhão”, explicou .

A utilização dos meios de comunicação na difusão da Palavra de Deus também esteve no centro dos debates no Fórum. Para o teólogo e professor do Seminário Adventista, Valdecir Simões Dias, o rádio continua sendo “a mídia mais popular e mais possível de presença em todos os recantos”.

“O sucesso da Comunicação é determinada pelo destinatário da mensagem, por isso, as traduções da Bíblia exigem uma fidelidade bilateral: precisam ser fiéis ao texto e mensagem original e, ao mesmo tempo, fiéis ao público ouvinte”, recordou Vilson Scholz, doutor na área de Novo Testamento e consultor de Traduções da SBB.

Segundo Cecília Rover, chamaram muito a atenção as palestras do jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital, Sérgio Pavarini, que usa as redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook) como ferramentas de comunicação.

Uma novidade que vem chegando nesta área é o Glow, um inovador sistema de mídia digital e interativa da Bíblia. “É preciso engajar uma geração nascida na era da Internet com a Bíblia”, insistiu Nelson Saba, criador do Glow.

Fonte:CNBB

O que é rezar?


Quando somos nós mesmos diante de Deus, sem nenhuma máscara, e colocamos toda a nossa verdade diante d’Ele, esta é uma verdadeira oração. Independente de onde estamos, coloquemo-nos diante da presença do Senhor e ofereçamos toda a nossa vida e todos os nossos atos a Ele. Quanto mais autênticos somos, mas nos unimos a Deus e os limites e dificuldades que temos com os irmãos perderão a força, e o amor tomará o lugar da indiferença.
Devemos rezar sempre e seguir este salutar conselho que São Paulo nos dá: “Orai sem cessar” (1Ts 5,17).
Senhor, ensina-nos a rezar.
Jesus, eu confio em vós!

Por: Luzia Santiago
Fonte: http://luziasantiago.com/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Experiências

VoCê Já TeVe UmA ReAl ExPeRiÊnCiA EuCaRíStIcA?

Não sabia bem se trabalhava isso que vivi como um texto pra coluna ou como um testemunho, mas pensei e pensei e acabei decidindo que o testemunho falado mostra muito mais que o testemunho escrito, como não sei se terei chance de dizer a todos pelo que passei então vou relatar meio que superficialmente o que vem ocorrendo comigo!

Pra começar eu fui criado (estudei inclusive) em colégios e família evangélicos, então as doutrinas que chegaram até mim no geral foram trazidas das escolas, enfim depois de grande comecei a me dedicar à minha vida espiritual e por muitos motivos que não vêm ao caso deixei as igrejas evangélicas e trazido por um anjo vim parar na crisma da catedral!

Meu primeiro (real) contato com a igreja católica foi apaixonante, nunca tinha visto tanto carinho e felicidade em um lugar só. Mas graças a minha criação continuava um pouco fechado aos ‘dogmas’ católicos...!

Com o passar dos anos fui aprendendo a respeitar e fui buscando saber os ‘porquês’ de certas coisas e fui me adaptando aos poucos. Minha primeira comunhão veio e fui aprendendo ainda mais, só que ainda não sentia nem via o que tantos viam em matéria eucarística!

Enfim, durante o EJC esse ano, tive experiênciaS, maravilhosas enquanto estava ajoelhado em frente ao santíssimo... Sabe essas que você não consegue explicar?


Imagem by Camilinha (Amiga de JP) ^^

Escutei a voz de Deus diretamente em meu coração e foi uma coisa incrível por que quando eu pensava...”Mas Deus....isso ta errado” Ele usava as pessoas ao meu redor e uma delas disse... “Ainda que você atravesse um mar de chamar eu estarei com você”... E então outra pessoa dizia olhe no rosto de Jesus e onde eu só via o vidro bateu uma luz que formou um reflexo onde eu não conseguia ver nada diferente do que o rosto de Jesus... e por mais que eu piscasse aquela imagem não desaparecia... enfim mais alguém diz: Toque o altar de Jesus, sinta com sua própria mão o poder de Deus...e no instante em que toco minhas pernas ficam fracas e eu choro como ainda não havia chorado T.T Enfim saio de onde estava sem poder mexer minhas pernas...subir escadas foi a coisa mais difícil que fiz...! xD

Ao fim do dia só tinha coragem de agradecer a Deus pelas experiências e hoje sei o quão grande é a presença de Deus no santíssimo sacramento! xD

Abram o coração e a cabeça... pois Deus bate a porta mas não força a entrada, você que deve convidá-lo a entrar na sua vida!

ThiHenrique XD